A Academia Sporting Barrosa-Benavente vai arrancar em força para formar CAMPEÕES! Na Barrosa, em Benavente.

sábado, 12 de setembro de 2009

Destaque da Semana - Prof. André Venâncio


A Escola Academia Sporting de Samora Correia inicia esta semana uma rubrica intitulada "Destaque da Semana" que pretende dar a conhecer melhor um colaborador, um aluno, um parceiro, um treinador, enfim, pessoas que directa ou indirectamente dão o seu contributo ao projecto Escolas Academia Sporting.

Semanalmente, vamos entrevistar uma pessoa que nos vai responder a 4 questões.

Iniciamos esta rubrica com o Coordenador Técnico da Escola Academia Sporting, Prof. André Venâncio.

1. Quais as expectativas do Coordenador Técnico da EAS-SC para a época que agora se inicia?
As expectativas para a nova época são enormes. Idealizo as mesmas segundo dois parâmetros principais: evolução quantitativa e evolução qualitativa, ainda que será sempre impossível dissociá-las uma da outra. Espero um ano de crescimento quantitativo do trabalho da nossa escola, tanto ao nível das actividades, como do número de alunos e toda a dinâmica diária de acompanhamento dos nossos alunos. Esse aumento quantitativo levará, de forma imperativa, a um crescimento qualitativo dos nossos alunos e do projecto, permitindo corresponder cada vez mais ao objectivos do Sporting Clube de Portugal relativamente às Escolas Academia Sporting. Pretendemos continuar a ser uma Escola de referência, e isso constrói-se diariamente com organização, rigor, partilha e muito trabalho. Este ano partimos com uma boa base de trabalho, de forma mais organizada e com uma grande equipa técnica, ao mesmo tempo que temos consciência que o nível de exigência se tornou maior. Todos estes factores, são, na minha opinião, as principais motivações para os desafios que mais uma época desportiva trará.

2. Quais as principais alterações / novidades para este ano?
Para a projecção da nova época desportiva, e após um balanço rigoroso do nosso trabalho, entendemos que alguns aspectos terão de ser melhorados, assim como outros, que foram muito positivos, deverão ser potenciados. Em primeiro lugar, ao nível organizacional, teremos os alunos distribuidos por turmas. Estas turmas serão orientadas por um Professor/Treinador durante todo o ano, permitindo uma maior identificação das metodologias de trabalho entre alunos e professores. Por outro lado, os alunos estão perfeitamente enquadrados pedagogicamente, isto é, estão inseridos em turmas correspondentes ao seu desenvolvimento maturacional e cognitivo. A dinâmica do primeiro ano não permitiu esta organização, no entanto já inciamos os treinos e constatamos que estão a decorrer da melhor forma. Em segundo lugar, ao nível da nossa actividade, as principais novidades são a criação do "capitão da semana", visando que um aluno em cada turma seja semanalmente premiado pelo seu desempenho desportivo e psico-relacional. Teremos também a dinamização de actividades temáticas, tendo como base efemérides do calendário civil (Mês do Coração, Dia da Alimentação, Dia Internacional dos direitos da criança), com o intuito de sensibilizar e consciencializar os nossos alunos para o mundo que os rodeia, tornando a sua aprendizagem mais rica, indo para além do futebol, mas também ao encontro do que a formação pelo desporto significa. Por outro lado, a criação de uma Liga Interna, os novos equipamentos, novas parcerias, o melhoramento das nossas infra-estruturas, assim como mais actividades constituem-se igualmente como novidades importantes no nosso funcionamento.

3. Deixa-nos uma mensagem ?
Desejar uma boa época desportiva, cheia de desafios e correspondentes sucessos a todas as equipas de competição do SCP, a todas as EAS, todos os jovens e respectivos familiares e mostrar completa disponibilidade da Escola Academia Sporting em colaborar com todos os intervenientes deste projecto que está a crescer diariamente, em prol do Sporting Clube de Portugal.

4. Quais os preferidos? Cor, Número, Jogador, Treinador, Prato, Cidade/região?
Cor: Azul; Jogador : Luis Figo; Treinador: José Mourinho; Prato: Sopa; Cidade: Lisboa e Abrantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário